domingo, 26 de março de 2017

Qual é a parte mais difícil do bilhar?




É o bilhar um jogo fácil ou difícil? Como sempre, depende. É fácil de meter bolas, mas é muito difícil de dominar o controlo da branca, resolver jogos e competir sob pressão ...

Existe um fator do bilhar que determina para nós, mais que qualquer outro, a dificuldade deste desporto. Se lerem este artigo até ao fim vão descobrir isso hoje.
Quando se começa a ensinar a jogar bilhar normalmente costumam-se ensinar três coisas:

Em primeiro lugar, a posição correta. Ou seja, a posição dos pés, aperto de mão a trás, a ponte da mão da frente, no geral todas estas questões técnicas que inicialmente nos escapam.
Em segundo lugar, como meter bolas. Bolas diretas, bolas curvas, bolas ligeiramente mais difíceis, puxar ou seguir bolas, saltar bolas, etc. etc.
E em terceiro lugar, jogar com uma intenção, planear o jogo, qual é a bola que vamos jogar a seguir, como fazer uma boa defesa e outras questões estratégicas
Estes são 3 pontos muito importantes, e todos eles se aprendem. Mas para nós a grande dificuldade do bilhar, e o que faz a diferença, é outra.
Nem mais nem menos, do que o tempo.
Sim o tempo, porque ao contrário de outros desportos, o bilhar permite-nos estudar, analisar e pensar cada jogo calmamente. O Futebol é dinâmico, no geral, o jogo não para (exceto quando existe uma falta, uma penalty, etc.). O bilhar, no entanto, é estático. Antes de cada tacada temos tempo para decidir o que fazer e como vamos jogar. 
A grande dificuldade do bilhar é saber gerir bem esse 30, 40 ou 120 segundos separam a próxima tacada. Porque? Porque é timing certo para que a nossa mente fique com pensamentos negativos ou fique desconcentrada com histórias que nos lembramos no momento.
Esta dificuldade acontece exatamente da mesma forma com os jogadores de golf.

A bola permanece sólida à espera da nossa tacada e a nossa mente é dinâmica ao ponto de estar a pensar na pior coisa que nos aconteceu na vida.
Gerir bem os momentos antes da próxima tacada (como uma boa rotina, estado mental focado e a tomada de decisões corretas) são essenciais, mas como é óbvio existem outros factores importantes que dificultam o bilhar. Outro ponto difícil são as condições de jogo.

É muito difícil que em dois espaços diferentes, as mesas de bilhar tenham um comportamento igual. Para além disso, encontramos frequentemente mesas de diferentes marcas em cada casa. O tipo de pano, o tamanho dos buracos, a humidade, o tipo de bolas, fazem parte de uma longa lista de condições que os atletas de bilhar têm constantemente de se adaptar

Conclusão: gerir bem o tempo entre cada tacada e adaptarmo-nos rapidamente às condições de cada casa, são para nós duas chaves do bilhar e para ti?

Fonte: Poolmania

Sem comentários:

Enviar um comentário